17 maio, 2016

Preleção de Vieira: Uma visão despretensiosa do cotidiano

Caso 1 : Cuidado com o que se pede


Acredito que durante a infância, muitos dos nossos estimados leitores e leitoras, devem ter sido marcados por algum desenho. Há uma chance desse desenho ser do fantástico mundo da Disney, onde tudo é mágico, encantado e cuidadosamente pensado. Com certeza alguns de vocês, mesmo depois de já crescidos, não conseguem deixar de reassistir a esses desenhos ou os lançamentos.

Bom, um desses desenhos que me marcaram pela magnitude dos temas que são tratados no filme é “O Rei Leão”. Podemos citar: relação familiar, disputas, romance, morte, “Hakuna Matata” (em tradução do filme é sem problemas; em outras palavras, talvez possamos dizer que é: um jeito mais leve de viver a vida), dentre outros.

Porém em um dia desses assistindo novamente ao clássico, percebi um outro tema. Nosso personagem principal, o pequeno leão Simba, filho do rei Mufasa, como todo jovem, é destemido, sonhador, se diz muito corajoso, e, como todo jovem, também, não quer ouvir os conselhos do seu pai e de Zazu (um Calau pouco simpático e todo correto com as regras do reino).

No começo do filme, em uma das cenas musicais, o nosso leãozinho canta uma música que no refrão temos a frase: “o que eu quero mais é ser rei”, com uma letra que diz sobre os seus planos de ser rei, de ser livre pra poder viver e fazer o que ele quiser.

O que talvez Simba não sabia quando cantou esse refrão veementemente é que pra ele poder ser rei, o rei atual, seu pai, teria que sair de exercício das funções. E como sabemos, na maioria dos casos, isso só acontece quando o rei deixa de viver.

É aí que vem o ponto da Preleção do que é retratado no filme com as nossas vidas. Devemos ter sempre cuidado com o que pedimos e saber das consequências dos nossos desejos, pois se desejarmos com a mais profunda força e vontade, conseguiremos atingir nossos objetivos, seja ele qual for!!

E vocês tem alguma história ou percepção desse desenho também?

Autor: 
Daniel Borges Cardoso, formado em Administração pela PUC-MG, campus Poços de Caldas
Pós-Graduado em Marketing pela FAAP, campus Ribeirão Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário