15 agosto, 2016

Preleção de Vieira: Uma visão despretensiosa do cotidiano

Caso 2 : Necessário ou extraordinário?



Do mesmo modo que o Caso 1, o nosso Caso 2, também será sobre um clássico da Disney (que aliás voltou à tona, devido ao novo filme). Como os leitores já devem ter percebido sou grande fã da franquia Disney. Como fã, um dia estava no carro a cantarolar algumas músicas e veio a música do filme “Mogli: o menino lobo”, que tem como refrão: Necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais! E nesse momento tive a Preleção de hoje. Já pensou se seguirmos esse ditado do urso Balu?

Realmente, talvez, teríamos só o que a vida nos dá ou somente o necessário para viver. Nossas atitudes tem que estar envoltas de 110, 120, 150, 200, e não 100% de nossa energia. Afinal, isso não é extraordinário, é?!


Temos vários casos onde percebemos o necessário, por exemplo: atendimento de modo geral (lojas de roupa, supermercado, sapato, posto de gasolina), serviços médicos e odontológicos, serviço público etc. Normalmente você recebe nesses lugares o famoso atendimento medíocre (da média) que começa com a pergunta: Você está precisando de alguma ajuda? O que eu posso te ajudar hoje?

Mas já pensou se ao contrário do que diz o nosso urso, o atendimento fosse EXTRORDINÁRIO?! Não seria muito melhor? Isso faz tanta diferença que quando temos um atendimento um pouco fora do normal saímos impressionados com o lugar e com aquela experiência diferenciada. É inevitável que comparemos essa situação com o nosso trabalho, onde muitas vezes fazemos só o necessário e ponto. Deixamos de fazer aquele passo a mais e ainda reclamamos das coisas não estarem acontecendo da maneira como acreditamos que deveria ser.

Tenho certeza que os leitores sabem de muitos outros casos em que podemos deixar “o somente necessário” de lado e praticar a ação de forma dinâmica. Ah!!!! E é claro que não podemos deixar de cantar essa música para lembrarmos de nossa infância e para nos lembrar sempre que temos que buscar mais permanentemente.

Autor: 
Daniel Borges Cardoso, formado em Administração pela PUC-MG, campus Poços de Caldas
Pós-Graduado em Marketing pela FAAP, campus Ribeirão Preto.

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