18 setembro, 2015

Saúde Financeira

Como ter um controle financeiro pessoal mais saudável.



A saúde financeira de uma empresa é medida por uma série de métodos. O empreendedor utiliza o TIR para observar a taxa de rentabilidade do seu investimento, o payback indica o tempo necessário para se recuperar o valor aplicado em um novo projeto. O controle financeiro é essencial para a sobrevivência da organização. Mas e suas finanças pessoais, estão sob controle?

Entre os principais problemas enfrentados por empreendedores, esta o saber separar as finanças pessoais das empresariais. O que torna uma pessoa rica, não é o dinheiro que ela ganha, mas sim, o modo como ela gasta. Uma dica para manter um controle melhor sobre seu dinheiro é separá-lo em três grupos:

1º Gastos necessários: calcule todos os gastos essenciais para sua sobrevivência. Comida, contas, moradia, todos os gastos imprescindíveis e fundamentais.

2º Gastos secundários: separe uma parte do seu dinheiro para gastos supérfluos. Entretenimento, compras, desejos de consumo. Quanto menor o valor que você separar para essas atividades, mais controle você terá sobre esses gastos.

3º Reserva monetária e investimento futuro: Separe a maior porcentagem possível no seu orçamento para essa parte. A maioria das pessoas ganha além do que gasta, mais acham que devem gastar tudo que ganham. É necessária uma mudança de cultura de consumidor para poupador. Consumir o essencial e poupar para o futuro.

Grandes sonhos exigem investimentos a longo prazo. Poupe pensando no futuro. Investir na casa própria, no seu carro, no aperfeiçoamento profissional, no seu próprio negócio. Controle seus gastos e busque alternativas de investimentos (poupança, imóveis, CDB, tesouro direto...). O empreendedor pensa no amanhã para construir o hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário