26 setembro, 2013

Conversa ansiosa


Escrevi algumas linhas semana passada e já estava ansioso para o próximo texto. Na busca ansiosa por outro tema pensei, por que não?

Ansiedade é a palavra do momento nas entrevistas. Estive participando de muitas entrevistas para diversas áreas e diferentes habilidades nesses últimos meses e sempre que o entrevistador perguntava para o grupo de “pretendentes” qual era o ponto fraco, a resposta era quase sempre: ansiedade! Era tanto que algumas vezes acontecia a piada: Alguém dormiu para vim aqui hoje?

Há inclusive relatos de que em dia de finais de jogos de futebol o número de pessoas infartadas aumentam.

A definição de ansiedade encontrada, rapidamente, é: impaciência, agonia, angustia, aflição...

Normalmente, escutamos ou falamos dela como um aspecto negativo, mas será que não pode ser positiva?

Não vou concordar e nem discordar, afinal não tenho condições médicas e de estudos suficientes para isso. Apenas um ponto de vista, como uma pessoa ansiosa.

Normalmente, ou obviamente, as pessoas vão se preparar. Por isso penso que, por ser ansioso a pessoa deve se preparar mais que os outros. Como? Tentar imaginar como vão ser as situações a enfrentar, mas imaginar mesmo! Onde vou sentar?; Quais perguntas poderão fazer?; Imaginar as pessoas a serem encontradas; O que perguntar a elas  etc etc, mas principalmente como manter a calma, ou pelo menos aparentar, saber se controlar?

Percebo por mais que você fale que seja ansioso, se você não aparentar ser, muitas vezes as pessoas confiam mais na sua linguagem corporal. Além do que pode demonstrar que você saberá manter a calma diante de um problema futuro na empresa.


Bom, como disse, não vou entrar em detalhes do que fazer para relaxar e causas; não tenho conhecimento para isso. Gostaria apenas de compartilhar um pouco dessa palavra que tantas vezes é dita nas entrevistas e terminar com uma palavra de Esopo (famoso escritor Grego que escreveu várias fábulas): “Um pedaço de pão comido em paz é melhor do que um banquete comido com ansiedade.”

Autor: 
Daniel Borges Cardoso, formado em Administração pela PUC-MG, campus Poços de Caldas
Cursando Pós-Graduação em Marketing pela FAAP, campus Ribeirão Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário