28 agosto, 2013

Sete pecados de capital

O início da atividade de uma empresa é muito difícil, e normalmente algumas cometem deslizes de planejamento financeiro que podem fazer com que ela feche as portas logo nos primeiros meses.

Um dos principais motivos é a falta de capital de giro. Num primeiro momento é necessário arcar com os gastos para a fabricação de um produto ou prestação de um serviço, para só depois receber por isso. Então é necessário fazer um ciclo operacional para estimar quanto tempo demora cada etapa do processo, desde a compra até o recebimento, para ter uma base do valor necessário para cobrir as contas enquanto o dinheiro não entra.


A fim de evitar uma escassez no caixa, deve se estruturar um departamento de compras para conseguir prazos maiores de pagamento a fornecedores, mesmo que no início as empresas possuam pouco poder de barganha. Com isso, a empresa consegue ter um capital de giro para pagar algumas contas, e paga os fornecedores quando receber pelas vendas.

Se o capital de giro existente na empresa não for suficiente, deve-se tomar muito cuidado ao obter créditos no banco com taxas de juros que normalmente são muito altas por ter que serem liberadas rapidamente. A melhor opção é que essas contas que devem ser pagas a curto prazo sejam feitas pelo capital do proprietário guardado para esse fim, e não dinheiro de fora da empresa (pessoal ou de terceiros).

Outro erro cometido pelas empresas iniciantes é basear o preço de seus produtos e o prazo de pagamento das vendas nos seus concorrentes. Isso não pode acontecer porque os custos fixos e variáveis e expectativas de lucro variam de uma empresa para outra. Os preços devem ser de acordo com o custo e a expectativa de lucro da própria empresa, e o prazo não deve ser muito longo. No começo é melhor atrair o cliente com desconto do que ficar muito tempo sem receber.

O empresário também deve ficar atento para não superlotar o estoque e deixa-lo parado ao invés de guardar um pouco do dinheiro usado para pagar as contas do dia a dia.

Autor: 
Rodrigo Calminatti Ernesto, discente do curso de Administração da Unesp, Consultor de Projetos da Empreender Jr, Membro do Centro Acadêmico IX de Novembro e Sócio Fundador do Grupo More.

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