O início
da atividade de uma empresa é muito difícil, e normalmente algumas cometem
deslizes de planejamento financeiro que podem fazer com que ela feche as portas
logo nos primeiros meses.
Um dos
principais motivos é a falta de capital de giro. Num primeiro momento é
necessário arcar com os gastos para a fabricação de um produto ou prestação de
um serviço, para só depois receber por isso. Então é necessário fazer um ciclo
operacional para estimar quanto tempo demora cada etapa do processo, desde a
compra até o recebimento, para ter uma base do valor necessário para cobrir as
contas enquanto o dinheiro não entra.
A fim de
evitar uma escassez no caixa, deve se estruturar um departamento de compras
para conseguir prazos maiores de pagamento a fornecedores, mesmo que no início
as empresas possuam pouco poder de barganha. Com isso, a empresa consegue ter
um capital de giro para pagar algumas contas, e paga os fornecedores quando
receber pelas vendas.
Se o
capital de giro existente na empresa não for suficiente, deve-se tomar muito
cuidado ao obter créditos no banco com taxas de juros que normalmente
são muito altas por ter que serem liberadas rapidamente. A melhor opção é que
essas contas que devem ser pagas a curto prazo sejam feitas pelo capital do
proprietário guardado para esse fim, e não dinheiro de fora da empresa (pessoal
ou de terceiros).
Outro
erro cometido pelas empresas iniciantes é basear o preço de seus produtos e o
prazo de pagamento das vendas nos seus concorrentes. Isso não pode acontecer
porque os custos fixos e variáveis e expectativas de lucro variam de uma
empresa para outra. Os preços devem ser de acordo com o custo e a expectativa
de lucro da própria empresa, e o prazo não deve ser muito longo. No começo é
melhor atrair o cliente com desconto do que ficar muito tempo sem receber.
O
empresário também deve ficar atento para não superlotar o estoque e deixa-lo
parado ao invés de guardar um pouco do dinheiro usado para pagar as contas do
dia a dia.
Autor:
Rodrigo Calminatti Ernesto, discente do curso de Administração da
Unesp, Consultor de Projetos da Empreender Jr, Membro do Centro Acadêmico IX de
Novembro e Sócio Fundador do Grupo More.
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