Com apenas um clique e o conforto de casa, as empresas oferecem o que existe de melhor para o consumidor.
O surgimento da internet revolucionou a forma como as informações são processadas e distribuídas. Alguns fatores proporcionaram mudanças na forma de compra dos consumidores, exigindo uma adaptabilidade das organizações para se adequarem as novas ondas do mercado. Com a expansão da internet, originou-se o desenvolvimento de novos mercados, trazendo alternativas criativas de comercialização. Os fatores que sofrem maior mudança e que estão em pleno crescimento são o e-commerce, embalados pelas compras coletivas, leilões, o novo “social commerce” e as estratégias de marketing.

Em grandes centros comerciais, os consumidores preferem o comodismo e facilidade da compra online, evitando trânsito, grandes aglomerados e horas de procura. Nas cidades menores, os consumidores procuram nas empresas online a facilidade de encontrar produtos que, muitas vezes, não estão disponíveis no mercado da região. Através da internet o consumidor encontra alternativas melhores de comparar preços, especificações e detalhes do produto. O processo de compra pela internet estabeleceu uma nova experiência de consumo. O cliente compra um determinado produto sem tocá-lo, experimentá-lo. Por esse processo, cria-se e provoca uma euforia e ansiedade pela chegada do produto.
A internet vem mudando também o modo como as empresas apresentam seu portfólio aos clientes. O mix de marketing teve sua base ampliada pelo crescimento das redes sociais. Por meio de redes sociais se atinge um número gigantesco de clientes em potencial, projetando uma marca na mente do público alvo, criando uma espécie de propaganda “boca a boca virtual”.
A revolução desencadeada com o surgimento da internet é constante. Hoje é fundamental que as empresas se adaptem a esse novo segmento, buscando alternativas criativas para divulgação de produtos, alcançando novos consumidores e fidelizando os clientes atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário