A importância do desenvolvimento do trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de uma organização, mas ainda sofre certa barreira por parte dos brasileiros.
Brasil, o país do futebol. Tudo bem, mas vamos falar de administração de empresas, a importância do trabalho em equipe para o alcance dos objetivos organizacionais. Mas que raios o futebol tem a ver com isso? Tudo.
O trabalho em equipe é fundamental para o desenvolvimento de projetos consistentes, uma contribuição mútua de conhecimento, ideias e objetivos. Mas se repararmos, seguimos uma cultura ainda individualista, onde subir na vida, muitas vezes, é sinônimo de subir em cima do "cara da cadeira ao lado".
O comportamento do brasileiro segue uma linha, que posso intitular de "defensiva capitalista", ou seja, temos medo de perder o emprego pra um colega, perder um cargo, um benefício, uma promoção. Essas atitudes batem de frente, formando uma barreira, para a criação de equipes eficientes. E o futebol, o futebol é assim, deixa evidente essa cultura.
Vamos imaginar final de Copa do Mundo, Brasil x Argentina, empate de 1x1, segundo tempo correndo, o sofredor torcedor já está agonizando, xingando até a mãe do dono do bar da esquina. Com toda essa euforia, surgi aquela ideia: Joga a bola no pé do Fulano que ele marca, joga logo, vai! A partir daí vemos jogadores, descoordenados, fazendo de tudo para tirar a bola do seu pé e empurrar para o pé do outro, para que ele resolva o problema, o desempate.
Na realidade atual, é assim que, infelizmente, acontece em muitas empresas. Deixamos de fazer, de acreditar no potencial de alguém ou até em nós mesmos, para jogar a responsabilidade de um projeto na mão de uma pessoa só. A presença do trabalho individual ainda é muito característica nas empresas brasileiras, principalmente nas pequenas e médias.
Trabalhar em equipe é dividir tarefas, compartilhar responsabilidades, trocar conhecimentos, desenvolver ideias, aprender e aprender, é o essencial para a diferenciação e o sucesso da sua empresa. Como empreendedores, administradores, políticos, funcionários, seja o que for, temos que mudar essa cultura individualista, pensar no coletivo. Administrar é delegar tarefas, mas mais que isso, é saber trabalhar coletivamente em prol de um objetivo comum.
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