09 julho, 2013

Ambiente organizacional

Motivar pessoas, reter talentos e atingir metas, são objetivos comuns em todas as empresas. Como fazer isso? O ambiente organizacional é o princípio de tudo.

Ambiente Organizacional

Na era do conhecimento, as organizações estão percebendo que o ambiente de trabalho está diretamente relacionado com a produtividade, a capacidade de inovação e, consequentemente, a sua lucratividade. Exemplo disso são as empresas de sucesso do momento, como o Facebook e Google.

O primeiro contato que o funcionário ou estagiário tem dentro de uma empresa, é o ambiente de trabalho. Esse ambiente é essencial para motivar, inovar e evitar turnover (perda de talentos). Horários rígidos, procedimentos inalteráveis, burocracia, área de trabalho extremamente formal, pouco integração entre funcionários... tudo isso ficou no passado e já não se aplica em uma gestão moderna.


As organizações de hoje estão investindo na criatividade, utilizando o conhecimento e inovação de seus funcionários, com eficiência, para o benefício da empresa. Com horários mais flexíveis, o funcionário trabalha para atingir metas e a empresa dá maior liberdade para a criação e desenvolvimento de novas ideias. A burocracia foi diminuida pra evitar desgastes e estimular a produtividade. A formalidade também diminui, proporcionando um ambiente mais aconchegante e próximo dos funcionários, no estilo "estou bem, estou em casa".

Funcionários motivados e interessados é a base para o sucesso de qualquer empresa, mas todas essas mudanças devem ser muito bem organizadas e administradas, para que a empresa não perca o foco e se distancie de seus objetivos. Trabalho é trabalho, mas também pode ser uma diversão responsável.

Use e abuse do Benchmarking

Na administração temos o processo de benchmarking, que consiste em observar e analisar de forma comparativa e sistemática outras empresas, procurando identificar um sistema ou determinado procedimento, aprender e adaptá-lo a sua realidade, utilizando e melhorando esses procedimentos, para aplicá-los na sua empresa e atingir um desempenho superior.

Através desse método, as empresas podem observar gestões de sucesso e adaptá-las para sua realidade, visando melhorar o desempenho da sua organização. Por isso use e abuse do benchmarking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário