
A gestão das
empresas vem apresentando avanços, saindo de uma postura convencional de buscar
o lucro e rentabilidade e passando a dar mais enfoque à riqueza dos acionistas.
Com a
globalização é difícil as organizações viabilizarem economicamente seus
investimentos por meio de decisões direcionadas ao aumento de preços. Os
consumidores em economias abertas sacrificam os produtos caros. O crescimento
da competitividade exige grandes investimentos para uma empresa ganhar mercado,
avaliados como de difícil recuperação econômica.
O objetivo
de criar valor aos acionistas demanda outras estratégias financeiras voltadas a
agregar riqueza a seus proprietários.
Um custo de
oportunidade retrata quanto uma pessoa ou empresa sacrificou de remuneração por
ter tomado a decisão de aplicar seus recursos em determinado investimento
alternativo, de risco semelhante. O custo de oportunidade é apurado mediante a
comparação do retorno esperado de uma decisão com o que seria obtido de uma
proposta de investimento.
Uma empresa
é considerada como criadora de valor quando for capaz de oferecer a seus
proprietários de capital uma remuneração acima de suas expectativas mínimas de
ganhos. Nesse contexto, criação de valor é entendida quando o preço de mercado
da empresa apresentar uma valorização decorrente de sua capacidade em melhor
remunerar o custo de oportunidade de seus proprietários.
A
estruturação de um sistema financeiro voltado a uma gestão eficaz, que avalie e
transmita aos acionistas informações relevantes sobre a criação ou destruição
de riqueza, é a essência das modernas corporações ao atuarem em um ambiente
competitivo de mercado. Nesse sentido, o papel da governança corporativa é
fundamental na definição de políticas e estratégias que busquem, em seu
conjunto, a criação de valor aos acionistas de uma empresa.
O
investimento do acionista revela atratividade econômica somente quando a
remuneração oferecida for suficiente para remunerar o custo de oportunidade do
capital próprio aplicado no negócio. Nesse caso, o valor da empresa excederia o
de realização de seus ativos (investimentos), indicando esse resultado
adicional uma agregação de riqueza pelo mercado conhecida por Market Value
Added (MVA) ou goodwill.
Uma empresa
destrói valor quando o montante do resultado não conseguir cobrir o custo
mínimo de oportunidade do capital investido. Nesse caso, o valor de mercado da
empresa é inferior ao montante de seus ativos, ou seja, ao valor que se
despenderia para construí-la.
Não
se devem subestimar as dificuldades de implantação de uma gestão baseada no
valor das empresas, principalmente pelo lado das mudanças que o modelo
normalmente exige, e também pela resistência cultural muitas vezes presente nas
organizações.
Autor:
Rodrigo Calminatti Ernesto, discente do curso de Administração da Unesp, Consultor de Projetos da Empreender Jr, Membro do Centro Acadêmico IX de Novembro e Sócio Fundador do Grupo More.
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