20 setembro, 2013

Gestão baseada em valor


A gestão das empresas vem apresentando avanços, saindo de uma postura convencional de buscar o lucro e rentabilidade e passando a dar mais enfoque à riqueza dos acionistas.

Com a globalização é difícil as organizações viabilizarem economicamente seus investimentos por meio de decisões direcionadas ao aumento de preços. Os consumidores em economias abertas sacrificam os produtos caros. O crescimento da competitividade exige grandes investimentos para uma empresa ganhar mercado, avaliados como de difícil recuperação econômica.

O objetivo de criar valor aos acionistas demanda outras estratégias financeiras voltadas a agregar riqueza a seus proprietários.

Um custo de oportunidade retrata quanto uma pessoa ou empresa sacrificou de remuneração por ter tomado a decisão de aplicar seus recursos em determinado investimento alternativo, de risco semelhante. O custo de oportunidade é apurado mediante a comparação do retorno esperado de uma decisão com o que seria obtido de uma proposta de investimento.

Uma empresa é considerada como criadora de valor quando for capaz de oferecer a seus proprietários de capital uma remuneração acima de suas expectativas mínimas de ganhos. Nesse contexto, criação de valor é entendida quando o preço de mercado da empresa apresentar uma valorização decorrente de sua capacidade em melhor remunerar o custo de oportunidade de seus proprietários.

A estruturação de um sistema financeiro voltado a uma gestão eficaz, que avalie e transmita aos acionistas informações relevantes sobre a criação ou destruição de riqueza, é a essência das modernas corporações ao atuarem em um ambiente competitivo de mercado. Nesse sentido, o papel da governança corporativa é fundamental na definição de políticas e estratégias que busquem, em seu conjunto, a criação de valor aos acionistas de uma empresa.

O investimento do acionista revela atratividade econômica somente quando a remuneração oferecida for suficiente para remunerar o custo de oportunidade do capital próprio aplicado no negócio. Nesse caso, o valor da empresa excederia o de realização de seus ativos (investimentos), indicando esse resultado adicional uma agregação de riqueza pelo mercado conhecida por Market Value Added (MVA) ou goodwill.

Uma empresa destrói valor quando o montante do resultado não conseguir cobrir o custo mínimo de oportunidade do capital investido. Nesse caso, o valor de mercado da empresa é inferior ao montante de seus ativos, ou seja, ao valor que se despenderia para construí-la.

Não se devem subestimar as dificuldades de implantação de uma gestão baseada no valor das empresas, principalmente pelo lado das mudanças que o modelo normalmente exige, e também pela resistência cultural muitas vezes presente nas organizações. 

Autor: 
Rodrigo Calminatti Ernesto, discente do curso de Administração da Unesp, Consultor de Projetos da Empreender Jr, Membro do Centro Acadêmico IX de Novembro e Sócio Fundador do Grupo More.

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